O Lado Bom da vida - Resenha [Livro + Filme]

Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora.

 http://portal.julund.com.br/wp-content/uploads/2014/02/O-lado-bom-da-vida.jpg 
Este livro foi a minha primeira leitura deste mês de Setembro, eu estava adiando essa leitura, porque havia muitas opinião diferentes sobre ele, enquanto alguns diziam que adoraram e que era perfeito, outra grande parte falavam que tinham detestado o livro e que o filme era bem melhor. E na minha opinião ... Sim, o filme é bem melhor. Mas eles são bem diferentes;

Começando pelo pai do Pat, no livro ele vive trancado no escritório e vai se abrindo com o filho aos poucos, mas bem aos poucos mesmo, quando os Eagles perdem, ele fica de mal humor e sem falar com a família por dias, enquanto no filme, o pai é super carismático com o filho e um apostador, que acaba fazendo uma aposta dupla com a vitória dos Eagles e a nota da apresentação de dança do Pat e Tiffany, o que no livro não acontece.

Um detalhe que prestei atenção é que no filme o Pat não senta na cadeira preta em suas sessões de terapia com o Cliff e ele descobre a traição da Nikki só no finalzinho do livro, enquanto no filme, ele fala abertamente sobre isso nas primeiras cenas.

No filme, eles ressaltam muito a bipolaridade do Pat e da Tiffany, mas no livro, pelo que me lembro, ela nem chega a ser citada e não existe essa aposta do pai, já que no livro ele não é um apostador obsessivo.

Enfim, o filme é muito, mas muito diferente do livro, se você leu o livro primeiro e acha que eles seguiram a risca a história, então é melhor você nem assistir o filme, mas se você quiser ver uma versão diferente e na minha opinião, melhorada, do livro, assista, porque você gostar bastante.

Porque achei o filme melhor ? Porque no livro, como é narrado em 1° pessoa pelo Pat, ele fala o tempo todo sobre a Nikki e o fim do tempo separados, o que acaba se tornando muito repetitivo e chato. Outra coisa que me irritou no livro, foi o futebol americano. Eles falam muito sobre isso e a palavra "Eagles" pode ser encontrada, sei lá, umas 200 vezes ou mais no livro.

Resolvi não dar notas a esse título, porque tenho certeza que ia ter muitas pessoas que iriam querer me matar, mas se você leu o livro e ainda não assistiu ao filme, assista ! Acho que você vai gostar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É bom ou é bomba? Críticos assistiram e avaliam o que esperar do filme da "Barbie"

Michelle Bolsonaro: A contrabandista de joias com carinha de anjo, em nome de Jesus. Entenda o caso:

"Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" é o grande vencedor da noite e leva 7 das 11 indicações no Oscar 2023