Mundo Palavreado [Resenha]


SINOPSE


   " Os poemas reunidos em Mundo palavreado trazem à cena um outro Ricardo Aleixo, ao mesmo tempo similar e diferente do Aleixo vanguardista, adepto das tecnologias da voz e da escrita. Esse outro Aleixo – gestado nas entrelinhas dos debates críticos e das performances provocadoras do autor – preenche o rigor da palavra e da imagem com uma ternura juvenil, não de todo destituída de humor e fina acidez. Vê-se, neste momento, que o poeta maduro segue de mãos dadas com o menino, ambos nutridos pelas perguntas que lançam ao mundo."
     
    "Mundo Palavreado" foi uma das minhas leituras do mês de Julho, foi enviado pela editora Peirópolis e eu simplesmente amei esse livro, porque eu adoro livros de poesia e esse foi com certeza um dos melhores que já li do gênero e eu fiquei muito surpreso, porque eu ainda não conhecia o trabalho do Ricardo Aleixo.
   As ilustrações da Silvana Beraldo são muito bacanas e traduzem muitíssimo bem as poesias do autor para a arte visual, mas vamos falar logo sobre os poemas, pelos quais eu me apaixonei.
 
   Vou citar alguns trechos do livro e o primeiro é esse provérbio que eu achei incrível:

   "Quem nunca comeu farelos aos porcos se misturando que atire a primeira pérola" 
    E tem esse, que é primeiro poema do livro e o meu favorito:

    " Minha mãe me deu ao mundo
      e, sem ter mais o que me dar,

      me ensinou a jogar palavra
      no vento pra ela voar.

      Dizia: "Filho, palavra
      tem que saber como usar. [...]"

      E eu garanto que o autor deste livro sabe muito bem como usar as palavras. 
      Então, se assim como eu você adora poesias, eu tenho certeza que você amar esse livro. Ele é ideal para ler em voz alta para seus filhos, sobrinhos, amigos e até mesmo para aquele que detesta poesias, duvido que ele não se renda aos encantos deste livro.

Sobre o autor:

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzF15BAdRLnY6bX9fSvA2grmL7nfQU8w98W6wBGSkJ6XACXDoBlmtISLn82itc56QVVcql2VKlwyLTYxXSATsc1vKDW954AqAhp4-xpz10vyo_nEpO0SP317E-usan0_3WFpMC26TnUnE/s1600/DSC_0596.jpg

 Ricardo Aleixo nasceu no dia 14 de setembro de 1960, em Belo Horizonte, onde vive. Tem poemas e ensaios publicados em diversos jornais e revistas brasileiros e participou de diversas mostras coletivas. Foi curador da Bienal Internacional de Poesia de Belo Horizonte (1998).

Ganhamos esse livro da Editora Peirópolis que é parceira aqui do blog, para fazermos essa resenha. Eu quero agradecê-los, porque eu adorei esse livro, acho que já deixei isso bem claro.

  Vocês vão encontrá-lo no valor de R$40,00 no próprio site da editora, vou deixar o link direto aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É bom ou é bomba? Críticos assistiram e avaliam o que esperar do filme da "Barbie"

Alguns livros proibidos que você precisa ler

Aniversariantes de Outubro são temas de livros da Callis