5 dicas para você ler todos os livros que deseja
1) Não corra contra o tempo. Qualidade é, sim, melhor que quantidade, sempre. Uma leitura atenta e profunda vale mais do que uma leitura ligeira e superficial. Mantenha seu próprio ritmo e vá em frente!
2) Eleja suas prioridades. O que você mais tem necessidade de ler no momento? Adote um critério, seja vontade, objetivo profissional ou pessoal, e procure segui-lo.
3) Concilie a leitura com seu tempo disponível. Não se force a ler um romance enorme se você sabe que não terá muito tempo livre naquela semana. Assim você acabará se desgastando e corre o risco de não aproveitar bem a leitura. Se está sobrecarregado de tarefas, procure leituras mais leves e mais rápidas, como poemas e contos. Deixe o romance enorme para quando tiver mais tempo. Ele não vai fugir.
4) Adquira referências. Se a sua sede por cultura é insaciável, meus parabéns! Mas conforme-se: não podemos saber tudo sobre tudo. Por isso, é importante que tenhamos certas referências, mesmo sem conhecer a fundo o assunto. Ler autores ou textos críticos que citam outros autores e outras obras é um modo de conhecer, ainda que parcialmente, outras referências, que podem ser buscadas caso se queira aprofundar no tema.
5) Procure variar. Busque novos autores, novos gêneros, novos estilos. Amplie seus horizontes literários. Como eu já disse, não podemos saber tudo sobre tudo, mas podemos procurar ter uma noção mais ou menos ampliada de cada coisa, isto é, uma visão global e crítica.Agora, se nada disso der certo e você resolver adotar seus próprios métodos, ou não adotar nenhum e permitir-se a liberdade do acaso, relaxe. Não existe fórmula para a boa leitura. Apenas leia, o máximo que conseguir, da melhor forma que puder. No seu tempo.
Via: Homo Literatus
Comentários
Postar um comentário