O Diário de Anne Frank - Resenha


    "O Diário de Anne Frank" é um diário escrito por Anne Frank entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.
    O livro conta a história de Anne Frank, sua família e outros judeus que se esconderam em Amsterdã durante a ocupação nazista nos Países Baixos.

    Anne Frank é uma menina judia de 13 anos, que ganha de presente em seu aniversário um diário e decide escrever nele um pouco da sua vida cotidiana e dos rapazes que a paqueram. Mas com a Segunda Guerra Mundial e a ocupação nazista, ela e sua família se escondem nos fundos de armazém, onde o pai dela trabalhava.
    A família Van Daan e o dentista Sr. Dussel também se escondem com a família Frank. Anne tem a ideia de escrever um diário que pudesse realmente ser publicado após ouvir uma transmissão radiofônica que incentivava as pessoas a documentar os eventos ligados à guerra, pois este material teria, futuramente, um alto significado. Ela mostra o seu ponto de vista de tudo o que acontece no "Anexo Secreto", inclusive a predileção pelo pai e as brigas com a mãe.
   Fiz a leitura desse livro em Abril desse ano, já tinha visto citações dele na internet, mas me interessei por ele através de um filme, chamado "Escritores da Liberdade", onde eles citavam o livro e levavam até a escola desses alunos, uma das sobreviventes do holocausto, que ajudou a esconder Anne Frank.
     Esse livro é muito famoso, em todo o mundo e apesar de ser antigo, ainda está na lista dos mais vendidos de várias livrarias.
      Na primeira versão muitos trechos foram censurados pelo próprio pai, que tinha consciência do quanto seria controvertido, nesta época, divulgar os conflitos entre mãe e filha, bem como revelar aspectos da sexualidade emergente de Anne.
      Apesar do final triste do livro, eu ri muito com os situações inusitadas que aconteciam nesse esconderijo e as opiniões da Anne em relação aos outros moradores.
       Eu adorei esse livro, sem dúvidas é um dos meus favoritos. Não vou dar spoilers, apesar de quase todos conhecerem o final dessa história, mas vou logo avisando, prepare os lenços.
       Você encontra ele em torno dos R$30,00 nas livrarias e sites na internet.

"Para ser franca, não consigo imaginar como alguém poderia dizer "Eu sou fraco" e continuar assim. Se você sabe isso ao seu respeito, por que não luta contra, por que não desenvolve o caráter?"

"A gente não faz ideia de como mudou até que a mudança já tenha acontecido."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É bom ou é bomba? Críticos assistiram e avaliam o que esperar do filme da "Barbie"

Michelle Bolsonaro: A contrabandista de joias com carinha de anjo, em nome de Jesus. Entenda o caso:

"Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" é o grande vencedor da noite e leva 7 das 11 indicações no Oscar 2023